Evento abre portas para roteiro cultural entre municípios interligados pela baía.
Está cada vez mais próxima a 1ª edição do Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos, evento que visa celebrar, estimular e debater o aproveitamento turístico deste patrimônio histórico e sociocultural da Baía de Todos-os-Santos e dos 18 municípios interligados por ela. Programado para os dias 30 de novembro (sábado) e 1 de dezembro (domingo), o evento, com entrada gratuita, é realizado pela Secretaria do Turismo da Bahia (SETUR) e acontece no Passeio Público - Campo Grande, das 11h às 19h.
Para estimular a disseminação do conhecimento e ampliar a visão estratégica do turismo, o Festival promove uma agenda diversificada de integração, entre elas a Agenda Técnica. Responsável por palestras e bate-papos que aprimorem a gestão turística da BTS em vários aspectos, a Agenda traz profissionais experientes que apresentarão experiências de sucesso que ajudem a fortalecer a prática do turismo náutico e cultural; a criação de redes de cooperação e governança; e a prática da gestão sustentável do turismo, contribuindo para o amadurecimento técnico e a competitividade do turismo baiano.
Utilizando como sede as dependências do Teatro Vila Velha, a Agenda Técnica faz parte do Núcleo de Conhecimento do Festival, promovendo uma série de palestras durante os dois dias do projeto, tendo como público-alvo gestores municipais, trade turístico, empresários, estudantes, turistas e comunidade de Salvador. A relatoria dos painéis ficará sob responsabilidade dos alunos de graduação do curso de Turismo e Hotelaria, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), que realizarão uma síntese dos principais destaques e pontos chaves de cada painel.
O Festival é uma das ações do Programa de Desenvolvimento do Turismo Bahia (PRODETUR), capitaneado pela SETUR, e com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A organização é do Consórcio GKS/ DAVENTURA, responsável por qualificar grupos produtivos de artesanato, gastronomia e manifestações culturais.
Segundo o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, o Festival contribui com os propósitos do PRODETUR, de gerar empregos formais e incrementar a renda na região. “Todo o trabalho foi desenvolvido para inserir produtos e serviços típicos da Baía de Todos-os-Santos na cadeia produtiva do turismo”, resume.
Agenda Técnica
O sábado, dia 30/11, começa com o Painel de Turismo Náutico, das 14h às 15h30, abordando o tema “Caminhos e Oportunidades para a Atividade Náutica na BTS”. Recebendo como painelistas a Diretora da Bahia Marina, Leilane Moura; o Presidente da Federação de Vela, Márcio Luz; e o CEO da Mobitur, Luiz Valente. Com mediação de Vitor Mendes, do Instituto MDS, o painel traz discussões sobre diferentes perspectivas de empresários e gestores que buscam as melhores formas de aproveitamento do potencial náutico oferecido pela Baía de Todos-os-Santos.
“Estamos há anos estudando e desenvolvendo tecnologias inovadoras a serem implantadas na BTS, o que inclui a confecção de embarcações avisadas, aptas para diversas atividades, incluindo o turismo. É necessário estar de olho no ordenamento urbano para entender a infraestrutura da nossa região e catalogar oportunidades”, explica Luiz Valente, CEO da Mobitur.
Ainda no dia 30, das 15h30 às 17h, acontece o Painel Rede e Governança, com o tema “Gerando Maior Competitividade dos Destinos Turísticos”. Discutindo a importância da governança através da estruturação de redes empresariais e institucionais nos territórios turísticos, como forma de ampliar a capacidade competitiva dos destinos, o painel recebe como convidados a consultora, Mônica Alencar, ex-vice presidente do Conselho Deliberativo da Estrada Real; o Presidente da Câmara de Turismo da BTS, Moyses Cafezeiro; e a integrante da Goiás Turismo e coordenadora do Roteiro Caminho de Cora Coralina, Alexandrina Alves, sob mediação de Rodrigo Lyra, representante do Programa Rede de Atores da BTS.
Já no domingo, dia 01/12, as atividades iniciam com o Painel de Turismo Náutico, das 14h às 15h30, com o tema “A Valorização dos Saberes Tradicionais na Experiência Turística”. Sob mediação de Carol Chagas, Diretora da Daventura, o painel recebe Raquel Paz, integrante da Operadora de Receptivo Tours Bahia; Ananias Viana, Responsável pelo Núcleo de Turismo Étnico Rota da Liberdade do Quilombo do Kaonge; e Sandro Billi, consultor italiano da Target Euro, para um debate sobre a importância do “turismo de experiência” na contemporaneidade.
Encerrando a programação, acontece das 15h30 às 17h, o painel de Gestão Sustentável do Turismo “Como Crescer de Forma Responsável”, com Fausto Franco, Secretário de Turismo do Estado; Enzo Arns, Vice-Presidente do Convention & Visitor Bureau Região das Hortências (Gramado); e Ítalo Mendes, consultor, ex-Diretor de Produtos e Destinos do MTur, que, sob mediação de André Sá, Diretor da GKS Inteligência Territorial, se unem para discutir a visão contemporânea na gestão sustentável do turismo, tendo em vista o crescimento populacional e os impactos que atividade gera nos territórios.
“O Núcleo de Conhecimento trará uma ampla discussão sobre tendências e inovações para o desenvolvimento sustentável do turismo, com a participação de palestrantes locais, nacionais e internacionais, debatendo experiências de sucesso que possam inspirar e motivar a adoção de novas práticas que aprimorem e desenvolvam o potencial turístico na Baía de Todos-os-Santos”, explica André Sá, também Coordenador Executivo do Festival, a respeito da importância em criar uma agenda turística integrada e inovadora.
As reservas para participar do Núcleo de Conhecimento podem ser feitas através do portal do SYMPLA https://bit.ly/festivalbts. Vagas limitadas.
Programação
30/11 (sábado)
14h - 15h30: Painel Turismo Náutico
- “Caminhos e Oportunidades para a Atividade Náutica na BTS”
15h30 - 17h: Painel Redes e Governança
01/12 (domingo)
14h - 15h30: Painel Turismo Cultural
- “A Valorização dos Saberes Tradicionais na Experiência Turística”
15h30 - 17h: Painel Gestão Sustentável do Turismo
- “Como Crescer de Forma Responsável”
Nenhum comentário:
Postar um comentário